O TELMO

Telmo Pires é cantor, poeta, compositor e um dos poucos homens no panorama international do fado.
Nascido em Bragança, cresceu na Alemanha e regressou à capital do Fado em 2011 onde gravou o álbum “FADO PROMESSA” em 2012, seguido por “SER FADO” – lançado em 2016.

A energia duma estrela do rock, a interpretação cheia de lucidez, capaz de embalar os sentidos mais despertos, ou de acordar as atenções mais distraídas, Telmo tem reunido consenso nos seus concertos, em salas um pouco por todo o mundo, ao sentar na mesma plateia adeptos e desconhecedores de fado, rendidos a uma genuína e surpreendente intensidade fadista.

Ao cantar despe-se de artifícios e apresenta-se nu e cru: voz e guitarra, viola e baixo.
Um corpo condutor, abandonado sob a luz de um projetor, brilha em finíssimos fios de vida e de relações que sustentam aqueles que o aplaudem de pé. Puro é somente ele.

Uma voz que reclama um tom denso onde já antes grandes mestres desenharam outras estórias. No palco, um corpo só, abandonado na musicalidade impar do fado, são a versão honesta desta manifestação artística ancestral. Mas não é triste nem solitário. É uma alma que em palco entrega o peito à bala. É um fado que está vivo e grita alegria, com a mesma energia de quem viaja no folclore minhoto ou se espreguiça no fado de Lisboa.

O fado nasce em Portugal mas espalha-se pelo mundo em vozes de embaixadores que se curvam perante plateias de pé. Telmo Pires é um desses casos, com a diferença de quem se afirma em contra corrente minimal.

DISCOGRAFIA

2020         ATRAVÉS DO FADO

TRAUMTON RECORDS

2016         SER FADO

TRAUMTON RECORDS

2012         FADO PROMESSA

TRAUMTON RECORDS

2009        SINAL

MONOPOL RECORDS

2004        PASSOS

TRAUMTON RECORDS

2001         CANTO

NEUE TÖNE RECORDS